segunda-feira, 21 de maio de 2007

Merlin e Religião

Quem já leu a obra de Marion Zimmer-Bradley já viu que os druidas são pessoas bastante sábias, que cultuam às suas divindades sem ferir a crença alheia e, pelo contrário sabem que a verdade está em todas as coisas, em todas as crenças, expressa em cada uma de forma articular e parcial. Vamos aqui citar algumas das frases que mostram Taliesin, o Merlin da Bretanha, discorrendo sobre a universalidade de Deus:

- Em A Senhora de Avalon: "Não importa qual o nome damos à divindade, pois todos os deuses são Um só."

- Em As Brumas de Avalon:
"Ora, então o senhor seria mais rigoroso do que o próprio Cristo, irmão? Pois ele, ao que me lembro, foi muito censurado por se juntar aos párias e pecadores, e até mesmo coletores de impostos e mulheres como Madalena, quando preferiam que fosse um nazarita como João Batista. E por fim, ao agonizar na cruz, prometeu ao ladrão que naquela mesma noite estariam juntos no Paraíso, não?" (discutindo com o bispo Patrício sobre a tolerância religiosa e exemplificando com o próprio exemplo de Jesus)

"Também eu acredito ser a vontade de Deus que todos os homens devam procurar a sabedoria em si mesmos e não recebê-la de outra pessoa. As crianças talvez precisen que sua comida seja amassada pela ama, mas os homens podem beber a sabedoria sozinhos." (isso vai de encontro com os textos Espíritas sobre a progrssividade das Revelações, aparecendo conforme o amadurecimento da Humanidade. Para Merlin, o homem não necessita de intermediários para de encontrar Deus.)

"Quanto mais velho fico, mais tenho certeza de que as palavras que usamos para significar a mesma verdade não têm importância."


Postado por Alessandro Basso

Nenhum comentário: