Na mitologia germânica temos os chamados Nove Mundos, que no entanto, talvez deveriam ter outra designação, pois diferentemente da mitologia grega, onde existe uma clara divisão em níveis do espaço, de cima para baixo, em Éter, Ar, Terra, Hades e Tártaro. Na mitologia germânica vários desses “mundos” se encontram inseridos, muitas vezes, num mesmo nível, separados apenas pelo oceano ou por um grande rio, apesar de alguns estarem em níveis acima ou abaixo de outros, talvez por isso uma designação melhor seria o de País, ou land (terra). De qualquer forma, em nenhuma parte das Eddas e sagas, se fala precisamente quais seriam estes "Noves Mundos" que compõe a geografia mitológica germânica.
Entretanto em vários livros contemporâneos, principalmente aqueles dedicados a religiosidade germânica moderna (Ásatrú), encontramos dissiminada, inclusive em vários sites da web, os "Nove Mundos" como sendo: o primeiro Ásgarðr (Asgard); o segundo Miðgarðr (Midgard); o terceiro Jötunheimr; o quarto Vanaheimr; o quinto Álflheimr; o sexto Muspellheimr; o sétimo Svartalfaheimr; o oitavo Hel; e o nono Niflheimr. Porém, desta forma o mundo dos anões, chamado Nidavellir, ficaria de fora, e por outro lado Hel, que na verdade parece ser um palácio localizado em Niflheimr, seria considerado um desses mundos.
O certo é que todos esses mundos, segundo a mitologia, são sustentados por uma gigantesca árvore, o grande freixo Yggdrasill, do qual três raízes vão até Ásgarðr, Jötunheimr e Niflheimr. O freixo é alimentado por três fontes das quais emanam todos os rios. As três Nornor (Nornas) são as encarregadas de cuidar do freixo, o qual se manterá vivo após o Ragnarök.
ÁSGARÐR (ASGARD)
O mundo dos deuses
Ásgarðr (Asgard) é o "País dos Æsir", principal dos Nove Mundos. É o Olimpo dos germânicos, a morada dos deuses, onde os deuses Æsir possuem morada. Está a um nível acima de Miðgarðr (Midgard), e com este se conecta através da ponte chamada Bifröst, o arco-íris, vigiada por Heimdallr. Dentro dele, existem vários palácios sendo que cada deus possui um, exceto Óðinn (Odin) que possui três: Glaðsheimr (Gladsheim), onde está a sala de conselho dos deuses, Valaskjalf onde está seu trono e, o mais famoso, para onde vão todos os guerreiros que são mortos em batalha, o suntuoso Valhöll (Valhalla).
No centro de Ásgarðr há um grande fogo onde todos os deuses se reúnem para planejar o futuro dos Nove Mundos. Este fogo fica acesso junto ao pé de Yggdrasill, dentro do palácio Glaðsheimr, onde a volta do tronco da árvore colossal se dá as assembléias dos Æsir.
MIÐGARÐR (MIDGARD)
O mundo dos homens
Miðgarðr (Midgard) é o “O País do Meio” ou "Terra-Média", a Terra propriamente dita, lar dos humanos mortais. O Mannaheimr, como também é conhecido, é o reino dos homens e espécies viventes, rodeado por um grande oceano, os deuses o deram a Askr e a Embla, o primeiro casal humano, para que o habitassem. No oceano que cerca Miðgarðr está a serpente Jörmungandr, conhecida como a Serpente de Miðgarðr.
JÖTUNHEIMR
O mundo dos gigantes
Jötunheimr é "O País dos Gigantes", particularmente daqueles chamados Jötin, cujo "capital" é Útgarðr (Utgard), onde reina soberado o gigante Utgarðrloki (Utgardrloki). As outras categorias de gigantes, como os Gigantes de Fogo e os Gigantes de Gelo, vivem em outros dos Nove Mundos. Jötunheimr situa-se mais além do grande oceano que rodeia Miðgarðr (Midgard), se elevando ao norte, e está a leste da terra dos Æsir, Ásgarðr (Asgard), separado apenas pelo rio Iving que jamais congela. Þórr (Thor) costuma ir até este mundo, atrás dos gigantes, seus eternos inimigos.
VANAHEIMR
O lar dos deuses Vanir
Vanaheimr é o "País dos Vanir". Por concepção este mundo se situa nas alturas, junto a Ásgarðr (Asgard) e sobre o mundo dos homens Miðgarðr (Midgard). É o reino dos deuses Vanir, essa outra família de deuses que entraram em combate com os deuses Æsir no princípio dos tempos, como narrado nas Eddas. Quase nada se sabe deste mundo, pois na Era Viking os deuses Vanir estavam perdendo terreno para os deuses Æsir, exceto por aqueles que não puderam ser substituídos, como Freyr e Freyja, deuses do amor e da fertilidade.
ÁLFLHEIMR
O mundo dos elfos da luz
Álflheim é o "Mundo dos Ljósálfar", ou seja, os Elfos da Luz (ou Elfos Brancos), os Svartálfar (Elfos da Noite) vivem em Svatalheimr, que é outro entre os Nove Mundos. Álflheimr, por concepção fica localizado dentro do círculo de Ásgarðr (Asgard), e é governado pelo deus Vanir Freyr, que guarda ali seu grande navio Skiblaðnir (Skibladnir).
MUSPELHEIMR
O mundo de fogo
Muspellheimr é o "País do Fogo”, é um mundo quente, chamejante, brilhante na região situado logo abaixo do disco de Miðgarðr (Midgard). Foi a união do mundo de Muspellheimr com o mundo de Niflheimr, que surgiram o mar, a terra e a água doce. É habitado pelos Gigantes de Fogo, e Surt, o eterno companheiro do fogo, como é mencionado na Edda Poética, é o mais poderoso e líder deles, e se diz que será quem combaterá aos sobreviventes do Ragnarök.
SVATALFAHEIMR
O lar dos elfos da noite
Svatalfaheimr é o "País dos Svartálfar", ou seja, os Elfos da Noite, a outra categoria de elfos conhecidas como Elfos da Luz (Ljósálfar) vivem em Álflheimr. Svatalfaheimr fica situado logo abaixo de Muspellheimr precedendo ao reino de Hel, Niflheimr. Os svartárfar são por vezes confundindos com os anões, mas enquanto os primeiros vivem em Svatalfaheimr, os anões vivem em outro mundo, chamado Nidavellir, que deve ser um dos Nove Mundos.
HEL
O palácio dos mortos
Hel é o palácio da deusa de mesmo nome, a filha de Loki e da giganta Angrboða (Angrboda). Guardado na entrada por um monstro, o cão do submundo Garm. Também chamado de Helheimr (“morada de Hel”), é por muitas vezes considerado como sendo um dos Nove Mundos, mas na verdade parece ser mais um palácio, situado em Niflheimr, assim como o Valhöll (Valhalla) é um palácio localizado em Ásgarðr (Asgard).
Niflheimr é o mundo dos mortos, por isso enquanto aqueles que tombam em batalha são enviados ao Valhöll e gozam da companhia dos deuses, os que caíram por qualquer outro motivo (enfermidade, velhice, assassínio, etc) são enviados à Hel, motivo de desonra maior para o guerreiro Viking. Porém, Hel não possui, propriamente, as características do inferno judaico-cristão, onde o morto padece sofrimento. Mas devido a influencia do Cristianismo, existe uma divergência entre nas descrições desta morada nas obras literárias.
Segundo a Edda em Prosa, esta morada seria de grande proporção, muito alta, e de grandes portões; seu salão se chama Éljúðnir (“gelado”); o prato da deusa Hel, Hungr ("fome"); sua faca, Sultr ("faminta"); Ganglat ("preguiça") é seu servo; e sua serva Ganglöt ("desarrumada"); Fallanda ("poço sem fundo") é o guarda da porta pela qual se entra; Kör ("doença") é sua cama; e Bilkjanda ("miséria sombria") é a cobertura de sua cama. No qual poderiam ir aqueles que morressem de doença ou velhice, mas também os homens maus, o que torna o lugar parecido com o Inferno, por isso a palavra em inglês hell.
Na Edda Poética, numa das Baladas Divinas, o Vafþrúðnismál (“A Balada de Vafþrúðnir”), é citado que Hel, seria o segundo plano no qual as pessoas que morrem em Niflheimr iriam (daí a obscura interpretação de que Hel seja um “mundo” abaixo de Niflheimr). Neste local, bancos cobertos com anéis e estofados recobertos de ouro, esperavam por Baldr, assim como hidromel que lhe seria servido depois de sua morte, em um grande caldeirão, que é tapado por um escudo.
NIFLHEIMR
O mundo dos mortos
Niflheimr é o "País dos Mortos", também o "País do Gelo e das Trevas". É o mais baixo, e inferior dos Nove Mundos, e aí, em companhia dos mortos, só podem viver os Gigantes de Gelo e os Dokkálfar (Elfos Escuros). A rainha dessa sombria região é a deusa Hel, filha de Loki, que habita em seu palácio, também chamado Hel, ou Helheimr ("morada de Hel"). É separado de Muspellheimr pelo abismo primordial Ginnungagap. Uma das raízes do freixo Yggdrasill, se entente até lá, afim de atingir a fonte Hvergelmir onde habita o dragão Níðhöggr (Nidhogg).
NIDAVELLIR
O mundo dos anões
Nidavellir é o "País dos Anões", por concepção é situado dentro do círculo de Miðgarðr (Midgard). E pode ser considerado um dos Nove Mundos feitos pelos deuses. Os Sváltalfar (Elfos da Noite), que são muitas vezes confundidos com os anões, possuem seu próprio mundo, chamado Svatalfaheimr.
Postado por Alessandro Basso
quinta-feira, 19 de abril de 2007
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