Saudações, amantes do conhecimento!
A mitologia germânica é um campo vasto e bastante fértil para o mundo literário e para o mundo musical. Mas nos concentraremos na obra de Tolkien e veremos que grande parte da estrutura de seus livros são originadas em lendas da escandinávia. Temos:
1) O grande continente da Terra-Média, o mundo criado pelo escritor sul-africano, tem seu nome inspirado pelo mundo dos homens da mitologia, cujo nome é Midgard e que quer dizer, literalmente, Terra de Meio, ou Terra-Média (em Inglês Middle-Earth).
2) Povos lendários, como elfos, orcs, trolls e anões são criações germânicas.
3) O Um Anel, alusão ao conto do Anel dos Nibelungos, trazendo maldição a todos os que o tocam.
4) A espada de Aragorn (Nársil, quebrada e depois reforjada e rabatizada com o nome de Andúril) também é inspirada em elementos mitológicos. Ela é alusiva a Thyrfing, espada do deus Odin. Ela fragmentou-se em batalha e, reforjada por anões, foi dada ao herói Siegfried e rabatizada com nome de Balmung.
5) Sauron, antes dos acontecimentos descritos pelos hobbits em O Senhor dos Anéis, quando infiltrou-se entre os elfos e os auxiliou na criação dos anéis, comportou-se como Loki, disfarçando-se e manipulando a todos para que executassem seu desígnios.
Em breve trataremos de mais obras literárias e suas relações com mitologia e religiões.
Fiquem na paz e que o Senhor do Universo brilhe nas mentes e corações de todos!
Alessandro Basso
sábado, 12 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário